segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Deus de Baruch de Espinosa.


Oi amigos, vou tentar dar uma tradução na mensagem, “Deus de Espinosa”. Essa é uma filosofia que diz, religião não é apenas religião, mas também tem muito de exploração. Deus não criou religião, nem intermediários, isso não passa de uma artimanha do próprio homem, para adquirir fácil, poder e manipulação dos fracos e os de menor cultura.       
       Podemos ainda incluir nesse rol, os desesperados e os psicóticos. Deus está muito preocupado conosco, sim! Mas é com nossos procedimentos, o amor em nossos corações a ética e a moral dos homens! Não com dinheiro, nem opulentos templos faraônicos que não são mais do que armadilhas para poder e fortunas. Com certeza Deus não gosta de puxa-saco. Para conservares a atenção e amor de Deus, não há necessidade de chantagem emocional... Estar presente na igreja todos os dias ou todos os momentos, louvando e babando no saco de padres e pastores. Não há essa necessidade, pois é perda de tempo, amigos! Aproveite para desenvolver sua vida como Deus a descreve, com seu precioso tempo para o trabalho, laser e algo mais útil. Sabe por quê? Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Isso é: tudo pode, tudo sabe, e está em todos os lugares. Deus não aceita propina, nem faz conchavos, não loteia terra no paraíso e não joga dados. Segundo a teoria de Espinosa, a igreja de Deus é nossa gloriosa mãe terra. Esse sim é o paraíso que ele nos proporcionou, com o mar, os lindos vales, as campinas, os rios, as flores, os frutos, os animais etc.
       Então, amigos, imagine o poder de Deus. A sua igreja também é cada um de nós, está dentro de nossos corações e nossa mente. Quando necessitarmos nos dirigir por qualquer motivo a Deus é muito simples. Deus é humilde, faça seus pedidos, e louvores, sem estardalhaço, pantomimas, festas e muitos cultos beirando ao ridículo ou pagamentos para intermediários. Deus o conhece melhor do que você próprio. Portanto ao solicitá-lo, um exemplo: faça-o em silencio do seu sagrado quarto, ou lugar similar. Assim Deus estará mais apto a lhe atender. Deus criou o bem e o mal, mas deixou-nos opções, o livre arbítrio, não nos fez bonecos teleguiados ou marionetes. Nossa personalidade é quem vai decidir nossos passos. Se achas que vais comprar Deus com cânticos e teatro, desista, por certo estais enganado.
      Sobre dinheiro!... Devemos deixar a comoção religiosa de lado nesse momento, Deus não usa dinheiro! É somente uma invenção do homem. Dinheiro para igreja, irá sustentar mordomias e luxo, malandros e corruptos. É como droga. Deus ficaria realmente feliz se esses valores fossem investidos em prol de nossos próximos necessitados. Uma causa realmente nobre. É inacreditável a quantia imensurável aplicada nessa área, pois podia facilmente acabar a fome no mundo e ainda o déficit de moradias.    
Um lembrete que não é uma inverdade: todos os fundadores e proprietários de igrejas cristãs no Brasil, estão bilionários. A católica é a que mais arrecada e manda vinte por cento para a Itália, ou Vaticano. Esses recursos são usurpados em suas maioria dos menos esclarecidos e dos pobres. O papa anda com botas de ouro. Será que Deus aprova isso? Outro agravante: em nome de Deus, não pagam impostos sobre toda essa fortuna.
     Amigos, devo esclarecer! Apenas estou tecendo um comentário em cima de uma teoria. Mas não custa nada fazermos uma reflexão. Nossas tradições e convicções, foram feitas para ser corrigidas. Em valores terrenos, com a evolução tudo tem seu tempo, e nada é eterno. Precisamos pensar nisso com carinho... Espinosa jamais questionou Deus... Foi sim contra, as aberrações, mentiras, covardia e exploração da Igreja em relação aos seus adeptos.
    Espero não haver atingido ninguém, porque essa não foi minha intenção. Apenas traduzi uma teoria. Muito grato a todos, até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário